Pólo Jacarepaguá / Barra

Sobre o Curso:

A Gestão Pública é uma área do conhecimento dedicada ao estudo das atividades relacionadas à gerência de instituições públicas, cabendo ao profissional coordenar, planejar e executar processos em departamento estaduais e federais, com ênfase na área municipal. Para isso, utiliza noções gerais de direito e economia, além de conhecimentos específicos em políticas públicas, legislação regulamentadora e teorias clássicas da administração.


Autorização: Portaria do MEC nº 4.261 de 07/12/2005 - Publicada no D.O.U. em 08/12/2005. INEP 89855 (emec.mec.gov.br)


Perfil do aluno:

O aluno de Gestão Pública deve possuir habilidades que envolvam liderança para coordenar equipes e ética para tomar decisões que influenciam o bem-estar comum, privilegiando o interesse coletivo. O futuro tecnólogo em Gestão Pública deve possuir a capacidade de supervisionar processos administrativos de acordo com os recursos disponíveis, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade.


Mercado de Trabalho:

Órgãos públicos, empresas do terceiro setor e empresas privadas que interagem direta ou indiretamente com o poder público, em projetos de gestão compartilhada e responsabilidade social. Este é o espectro de atuação do profissional formado em Gestão Pública, o qual, após passar em concurso pode atuar na organização, direção e controle de procedimentos operacionais nas diferentes áreas da administração pública, como saúde, educação, e finanças, entre outros, gerindo recursos humanos e materiais, patrimônio, sistemas de informação e logística. O gestor público também pode oferecer serviços de auditoria e consultoria, elaborando projetos financeiros, orçamentários e tributários para otimizar a administração dos municípios.



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